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O Preço Incorreto Pode ser Fatal Para sua Empresa!

Infelizmente é muito comum o empreendedor na hora de colocar o preço do seu produto ou serviço faz de forma incorreta, principalmente porque ele não possui o conhecimento de quanto a precificação incorreta pode ser um verdadeiro veneno para a sua empresa.

Segundo pesquisa feita pela Forbs, cerca de 18% dos empreendedores falham por problemas de preço/custo uma vez que o valor determinado por meio do “chute” normalmente está incorreto, seja ele para mais, que pode resultar na perda de um cliente, ou para menos, ganhando um cliente, mas dando prejuízo. 

Entendendo os principais riscos que a precificação incorreta pode causar

Ao precificar um produto ou serviço de forma errada, é possível prejudicar muito os resultados de uma empresa. Esses resultados dependem, basicamente, do quão incorreta está a precificação comparado à realidade do negócio.

Com isso o principal impacto será sempre na saúde financeira da organização, isso porque, ao precificar incorretamente um produto/serviço, o empreendedor está prejudicando o seu caixa e o capital de giro, favorecendo o surgimento de riscos que podem levar a empresa à falência.

Então é preciso ter em mente que a precificação correta do seu produto ou serviço é um dos requisitos básicos para o seu negócio prosperar. Caso não tenha planejamento e controle financeiro adequado, os efeitos podem ser devastadores.

Os principais ERROS na precificação

Abaixo seguem os principais erros que o empreendedor comete na hora de colocar o preço no seu produto/serviço, segundo o Sebrae:

1. Valor muito abaixo do mercado

Cobrar o menor preço possível, custe o que custar, não é uma estratégia sensata. Primeiro porque cobrar o preço mais baixo do mercado não é garantia de que a empresa tenha considerado o valor dos custos operacionais e irá trazer prejuízos para o seu negócio. O preço deve ser justo e garantir, ao mesmo tempo, que você tenha lucros e chances de sucesso.

2. Não contabilizar despesas fixas

O aluguel da loja, a conta de luz e os gastos com salários são apenas algumas das despesas do seu negócio. Se você não considerar que esses gastos são deduzidos do valor total das vendas, e que por isso impactam diretamente o seu lucro líquido, vai errar a precificação. É preciso diluir esses custos nos preços, do contrário, você estará pagando para trabalhar.

3. Esquecer dos impostos

O preço ideal deve conter os impostos embutidos no valor total. Ao se tornar responsável por pagar os impostos embutidos, você assume que a margem de lucro diminui junto com a lucratividade do negócio. Mesmo que a tributação brasileira seja complexa, vale a pena investir tempo para estudar regimes de impostos nos quais sua empresa está inserida. 

4. Copiar os preços do concorrente

Essa prática é péssima e revela despreparo do empreendedor. Ao fazer isso, você desconsidera os custos do seu negócio e de como os processos e estrutura da sua empresa impactam no preço do produto. Você provavelmente não tem os mesmos objetivos e planos do concorrente, então por que copiar preço da concorrência sem uma avaliação profunda do seu negócio? Há apenas duas possibilidades ao copiar preços:

Precificar um produto sem cobrir seus custos, perdendo lucratividade;

Cobrar mais do que deveria, perdendo competitividade.

E ai, você comete algum desses erros?
Se sim então está na hora de mudar!!

Sendo assim fica claro a importância de precificar de forma correta o seu produto/serviço para que você consiga fazer sua empresa crescer de forma segura, para isso a precificação do produto deve ter não apenas os gastos para produção ou compra da mercadoria, mas também com os custos operacionais como canais de distribuição, gastos fixos, etc…

Além disso, o empreendedor também precisa considerar a percepção de valor do cliente em relação ao produto. Caso contrário, a chance de colocar um preço errado no seu produto será enorme, e de fracasso do seu negócio também. Então se você quer aprender a estabelecer preços de venda competitivos para seu negócio, Inscreva-se no workshop Precificação Descomplicada. 

Referências
https://forbes.com.br/principal/2019/05/10-principais-causas-de-fracasso-de-pequenas-empresas/#foto5

https://www.sebrae-sc.com.br/blog/preco-errado-produto

Eron Fuel

Sócio Diretor da Marketing Fuel
Sócios Diretor da Studio GrowMarketing

Analista de Sistemas e Growth Hacker, há anos participando de vários projetos de Vendas on-line utilizando estratégias de Marketing Digital e Growth Hacking

Priscila QG

Sócio Diretor da Priscila QG Consultoria

Sócio Diretor da Descomplicando Empresas

Especialista Financeira….

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